Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Conversão de união estável em casamento pode ser iniciado no Cartório de Registro Civil ou na Justiça

Rapidinhas Legais

Publicado por Flavia Gallucci
há 7 anos

"No STJ, a relatora, ministra Nancy Andrighi, reconheceu que “uma interpretação literal” do artigo da Lei 9.278/96 levaria à conclusão de que a via adequada para a conversão de união estável em casamento é a administrativa e que a via judicial só seria acessível aos contratantes se negado o pedido extrajudicial, “configurando verdadeiro pressuposto de admissibilidade”. No entanto, Nancy Andrighi destacou que o dispositivo não pode ser analisado isoladamente no sistema jurídico”.

“Segundo a ministra, a interpretação do artigo deve ser feita sob os preceitos do artigo 226, parágrafo 3º, da Constituição Federal, que estabelece que a lei deve facilitar a conversão da união estável em casamento. Ela destacou também o artigo 1.726 do Código Civil, que prevê a possibilidade de se obter a conversão pela via judicial”.

Fonte: STJ - Notícias

http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/Comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/Not%C3%ADcias/Processo-...

  • Sobre o autorAdvocacia Especializada
  • Publicações28
  • Seguidores82
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações242
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conversao-de-uniao-estavel-em-casamento-pode-ser-iniciado-no-cartorio-de-registro-civil-ou-na-justica/509261947

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)